Pular para o conteúdo principal

Planejar com Propósito: Usando as Progressões para Transformar a Sala de Aula

 Planejar com Propósito: Usando as Progressões para Transformar a Sala de Aula



Com a atualização do currículo do PYP em este ano, um dos avanços mais significativos é a introdução clara e estruturada das Progressões de Aprendizagem. Este componente vem para fortalecer o planejamento e a prática pedagógica ao longo dos anos do programa, permitindo que os educadores compreendam com mais precisão como o aprendizado se desenvolve ao longo do tempo.

O que são as progressões no PYP?

As progressões são descrições que mostram como o desenvolvimento de competências se dá de maneira contínua, desde os anos iniciais até os anos finais do programa. Elas não são listas de conteúdos a serem “cobridos”, mas sim mapas de desenvolvimento de compreensão, habilidades, atitudes e conhecimento que orientam os educadores a planejarem experiências de aprendizagem significativas e intencionais.

Por que são importantes?

Segundo o documento oficial publicado pelo IB na plataforma IB Exchange, as progressões têm o papel de:

  • Apoiar os educadores a compreender onde os alunos estão e quais são os próximos passos possíveis no aprendizado;

  • Promover a equidade entre os alunos, permitindo que cada um seja desafiado a partir de seu ponto de partida;

  • Reforçar a ideia de que o aprendizado é contínuo, não linear e depende de múltiplos fatores, incluindo contexto, experiências e apoio.

Como elas se conectam ao ensino por investigação?

As progressões tornam a abordagem investigativa ainda mais poderosa. Isso porque ajudam a ancorar o processo investigativo em metas claras de desenvolvimento. Ao planejar uma unidade, o professor pode olhar para as progressões e se perguntar:
"Como esta experiência investigativa ajuda meus alunos a avançarem nesta progressão?"

Mais clareza, mais intenção

Essa nova estrutura das progressões não engessa o currículo. Pelo contrário: ela traz mais liberdade com propósito. Professores agora têm ferramentas para fazer escolhas pedagógicas mais conscientes, capazes de sustentar o desenvolvimento dos alunos ao longo de sua jornada no PYP.

Reflexões para educadores IB

Ao refletir sobre as progressões, vale se perguntar:

  • Estou planejando com base nas necessidades reais dos meus alunos?

  • Minhas estratégias de avaliação estão me ajudando a ver onde eles estão nas progressões?

  • Estou promovendo continuidade entre os anos escolares?

A atualização do PYP 2025 é um convite a educadores comprometidos com o crescimento genuíno dos estudantes. As progressões são, sem dúvida, um dos pilares mais promissores dessa transformação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar

🌱 Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar O International Baccalaureate (IB) anunciou recentemente uma série de atualizações importantes no Programa de Anos Primários (PYP), com o objetivo de tornar o currículo mais coeso, intencional e centrado no desenvolvimento contínuo do aluno. As mudanças foram divulgadas oficialmente em abril de 2025 e trazem implicações diretas para o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação nas escolas IB. A educadora e formadora de professores Isha Mehta publicou uma análise detalhada que ajuda a compreender o escopo e o impacto dessas transformações. A seguir, compartilho um resumo dessas atualizações e indico fontes confiáveis para quem deseja aprofundar o estudo. 🧭 Principais mudanças no PYP 1. Guias Específicos por Matéria (lançados em 17 de abril de 2025) Os novos guias substituem os antigos documentos de “Scope and Sequence” e trazem uma estrutura unificada para todas as disciplinas, incluindo: Visão geral da mat...

Cultivando o Perfil de Aluno do IB: Desenvolvendo habilidades essenciais no PYP, MYP e DP

  “As habilidades que preparam os alunos para a vida são construídas desde cedo.” — World Economic Forum Vivemos em uma era onde a complexidade dos desafios globais exige muito mais do que conhecimento acadêmico. Pensamento crítico, colaboração, criatividade e responsabilidade são competências essenciais para a formação de cidadãos ativos e conscientes. Com essa missão, o International Baccalaureate (IB) criou o Learner Profile — um conjunto de 10 atributos que, mais do que moldar estudantes bem-sucedidos, forma seres humanos íntegros, curiosos e comprometidos com o mundo ao seu redor. Neste artigo, vamos explorar como desenvolver de forma prática o IB Learner Profile em três segmentos da educação IB : o PYP (Programa de Anos Iniciais), o MYP (Programa de Anos Intermediários) e o DP (Diploma Programme). Você encontrará exemplos, ideias aplicáveis em sala de aula e reflexões para educadores em todas as etapas. O que é o IB Learner Profile? O IB Learner Profile descreve 1...

As marcas do tempo que a maternidade deixou em mim

Será que envelhecemos mais depois que viramos mães? Há alguns dias, estava olhando meu arquivo de fotos digitais, que vai de 2006 pra cá. Foi então que percebi o quanto envelheci em 7 anos — acho que mais do que nos 15 anos anteriores... Já me disseram que envelhecemos mais rápido depois que nascem os filhos. Será que é isso? Descobertas, novas experiências, noites sem dormir, preocupações e emoções potencializadas a toda hora. Em um único dia podemos sentir medo, frustração, alegria, amor, carinho, culpa, expectativa, impotência, orgulho, saudade, dar gargalhadas, chorar, sentir raiva... Esses sentimentos se entrelaçam e se revezam a cada momento. Hoje tenho rugas que não tinha, estou mais gorda do que estava, tenho mais estrias, mais celulite, mais dores de cabeça e até gastrite! Todos os dias vou dormir exausta. Na maioria das noites, durmo antes das minhas filhas — enquanto tento fazê-las dormir. Ser mãe é, ao mesmo tempo, a coisa mais natural e maravilhosa do ...