Planejar com Propósito: Usando as Progressões para Transformar a Sala de Aula
Com a atualização do currículo do PYP em este ano, um dos avanços mais significativos é a introdução clara e estruturada das Progressões de Aprendizagem. Este componente vem para fortalecer o planejamento e a prática pedagógica ao longo dos anos do programa, permitindo que os educadores compreendam com mais precisão como o aprendizado se desenvolve ao longo do tempo.
O que são as progressões no PYP?
As progressões são descrições que mostram como o desenvolvimento de competências se dá de maneira contínua, desde os anos iniciais até os anos finais do programa. Elas não são listas de conteúdos a serem “cobridos”, mas sim mapas de desenvolvimento de compreensão, habilidades, atitudes e conhecimento que orientam os educadores a planejarem experiências de aprendizagem significativas e intencionais.
Por que são importantes?
Segundo o documento oficial publicado pelo IB na plataforma IB Exchange, as progressões têm o papel de:
-
Apoiar os educadores a compreender onde os alunos estão e quais são os próximos passos possíveis no aprendizado;
-
Promover a equidade entre os alunos, permitindo que cada um seja desafiado a partir de seu ponto de partida;
-
Reforçar a ideia de que o aprendizado é contínuo, não linear e depende de múltiplos fatores, incluindo contexto, experiências e apoio.
Como elas se conectam ao ensino por investigação?
As progressões tornam a abordagem investigativa ainda mais poderosa. Isso porque ajudam a ancorar o processo investigativo em metas claras de desenvolvimento. Ao planejar uma unidade, o professor pode olhar para as progressões e se perguntar:
"Como esta experiência investigativa ajuda meus alunos a avançarem nesta progressão?"
Mais clareza, mais intenção
Essa nova estrutura das progressões não engessa o currículo. Pelo contrário: ela traz mais liberdade com propósito. Professores agora têm ferramentas para fazer escolhas pedagógicas mais conscientes, capazes de sustentar o desenvolvimento dos alunos ao longo de sua jornada no PYP.
Reflexões para educadores IB
Ao refletir sobre as progressões, vale se perguntar:
-
Estou planejando com base nas necessidades reais dos meus alunos?
-
Minhas estratégias de avaliação estão me ajudando a ver onde eles estão nas progressões?
-
Estou promovendo continuidade entre os anos escolares?
A atualização do PYP 2025 é um convite a educadores comprometidos com o crescimento genuíno dos estudantes. As progressões são, sem dúvida, um dos pilares mais promissores dessa transformação.
Comentários
Postar um comentário