Pular para o conteúdo principal

Aprendizagem Conceitual no PYP

 


Aprendizagem Conceitual no PYP: O papel dos Specified Concepts e dos Conceitos Adicionais

No contexto do PYP, buscamos uma aprendizagem que além da memorização e da cobertura de conteúdos. Queremos desenvolver entendimento duradouroe isso se faz por meio da aprendizagem conceitual.

Os Specified Concepts e os conceitos adicionais (antigo related concepts) são ferramentas essenciais para construir esse tipo de aprendizagem, ajudando os alunos a desenvolver pensamento crítico, fazer conexões significativas e transferir conhecimentos para novos contextos.


🔹 Specified Concepts: os pilares da compreensão transdisciplinar

O PYP define sete conceitos principais, conhecidos como Specified Concepts:

  • Form (Forma): O que é?

  • Function (Função): Como funciona?

  • Causation (Causa): Por que é assim?

  • Change (Mudança): Como está mudando?

  • Connection (Conexão): Como se relaciona com outras coisas?

  • Perspective (Perspectiva): Quais são os diferentes pontos de vista?

  • Responsibility (Responsabilidade): Qual é a nossa responsabilidade?

Esses conceitos funcionam como lentes de investigação. Eles transcendem disciplinas e ajudam os alunos a desenvolverem estruturas de pensamento que podem ser aplicadas em diversos contextos, conteúdos e áreas do conhecimento.


🔸 Conceitos Adicionais: a profundidade disciplinar

Enquanto os Specified Concepts nos ajudam a ampliar a compreensão de temas em perspectiva ampla, os conceitos adicionais (related concepts) são usados para dar profundidade e especificidade disciplinar à unidade.

Por exemplo, em uma unidade de Ciências, conceitos adicionais como força, ciclo, transformação ou adaptabilidade podem enriquecer o estudo, pois são ideias fundamentais dentro da disciplina e estão conectadas diretamente aos objetivos de aprendizagem.

Esses conceitos:

  • São geralmente próprios de uma área de conhecimento, como Matemática, Ciências ou Artes.

  • Ajudam os professores a alinhar o conteúdo curricular à estrutura conceitual do PYP.

  • São essenciais para construir transferência conceitual dentro de uma mesma disciplina ao longo dos anos.


🔁 Como os dois se complementam?

Vamos ver um exemplo prático:

Unidade sob o tema transdisciplinar: “Como funciona o Mundo”
Ideia central: As forças da natureza influenciam a vida na Terra

  • Specified Concept (chave): CausationPor que certos fenômenos naturais ocorrem?

  • Conceitos adicionais: força, energia, impacto ambiental

Aqui, o conceito de causalidade convida os alunos a investigar as causas dos fenômenos naturais, enquanto força e energia aprofundam o entendimento científico sobre como esses fenômenos operam.

Essa articulação permite:

  • Um alinhamento claro entre o conteúdo disciplinar e o foco conceitual.

  • Uma aprendizagem intencional e transferível, conectada à realidade do aluno.

  • A construção de mapas mentais mais complexos, onde o conhecimento não é fragmentado, mas integrado.


📘 No planejamento: como selecionar os conceitos?

Para cada unidade, os professores devem selecionar:

  • 1 conceito-chave (Specified Concept)aquele que melhor sustenta a ideia central.

  • 2 a 3 conceitos adicionais (Related Concepts)que enriquecem a investigação, trazendo o foco disciplinar necessário.

Essa escolha deve ser feita de forma intencional, em diálogo com:

  • A ideia central da unidade.

  • Os objetivos curriculares nacionais (como a BNCC).

  • As necessidades reais dos alunos.


🧩 O impacto dessa estrutura no desenvolvimento do aluno

Trabalhar com conceitos amplos e específicos simultaneamente desenvolve competências essenciais:

  • Pensamento abstrato e crítico;

  • Capacidade de transferir ideias entre contextos;

  • Comunicação mais articulada;

  • Curiosidade e agência investigativa.

Ao longo do programa, os alunos se familiarizam com conceitos que retornam em diferentes contextos, o que fortalece suas estruturas cognitivas e promove o espiral da aprendizagem conceitual.


🎯 Reflexão final

Ao planejar uma unidade no PYP, pense nos conceitos como peças complementares de um quebra-cabeça. Os Specified Concepts são o quadro geral — as lentes pelas quais olhamos o mundo. Os conceitos adicionais são as peças que detalham, aprofundam e dão cor a esse quadro.

Essa combinação é o que transforma uma unidade em algo mais do que um conjunto de atividadesela se torna uma jornada de pensamento, construção de sentido e desenvolvimento de compreensão real.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar

🌱 Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar O International Baccalaureate (IB) anunciou recentemente uma série de atualizações importantes no Programa de Anos Primários (PYP), com o objetivo de tornar o currículo mais coeso, intencional e centrado no desenvolvimento contínuo do aluno. As mudanças foram divulgadas oficialmente em abril de 2025 e trazem implicações diretas para o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação nas escolas IB. A educadora e formadora de professores Isha Mehta publicou uma análise detalhada que ajuda a compreender o escopo e o impacto dessas transformações. A seguir, compartilho um resumo dessas atualizações e indico fontes confiáveis para quem deseja aprofundar o estudo. 🧭 Principais mudanças no PYP 1. Guias Específicos por Matéria (lançados em 17 de abril de 2025) Os novos guias substituem os antigos documentos de “Scope and Sequence” e trazem uma estrutura unificada para todas as disciplinas, incluindo: Visão geral da mat...

Cultivando o Perfil de Aluno do IB: Desenvolvendo habilidades essenciais no PYP, MYP e DP

  “As habilidades que preparam os alunos para a vida são construídas desde cedo.” — World Economic Forum Vivemos em uma era onde a complexidade dos desafios globais exige muito mais do que conhecimento acadêmico. Pensamento crítico, colaboração, criatividade e responsabilidade são competências essenciais para a formação de cidadãos ativos e conscientes. Com essa missão, o International Baccalaureate (IB) criou o Learner Profile — um conjunto de 10 atributos que, mais do que moldar estudantes bem-sucedidos, forma seres humanos íntegros, curiosos e comprometidos com o mundo ao seu redor. Neste artigo, vamos explorar como desenvolver de forma prática o IB Learner Profile em três segmentos da educação IB : o PYP (Programa de Anos Iniciais), o MYP (Programa de Anos Intermediários) e o DP (Diploma Programme). Você encontrará exemplos, ideias aplicáveis em sala de aula e reflexões para educadores em todas as etapas. O que é o IB Learner Profile? O IB Learner Profile descreve 1...

As marcas do tempo que a maternidade deixou em mim

Será que envelhecemos mais depois que viramos mães? Há alguns dias, estava olhando meu arquivo de fotos digitais, que vai de 2006 pra cá. Foi então que percebi o quanto envelheci em 7 anos — acho que mais do que nos 15 anos anteriores... Já me disseram que envelhecemos mais rápido depois que nascem os filhos. Será que é isso? Descobertas, novas experiências, noites sem dormir, preocupações e emoções potencializadas a toda hora. Em um único dia podemos sentir medo, frustração, alegria, amor, carinho, culpa, expectativa, impotência, orgulho, saudade, dar gargalhadas, chorar, sentir raiva... Esses sentimentos se entrelaçam e se revezam a cada momento. Hoje tenho rugas que não tinha, estou mais gorda do que estava, tenho mais estrias, mais celulite, mais dores de cabeça e até gastrite! Todos os dias vou dormir exausta. Na maioria das noites, durmo antes das minhas filhas — enquanto tento fazê-las dormir. Ser mãe é, ao mesmo tempo, a coisa mais natural e maravilhosa do ...