Pular para o conteúdo principal

Ensino Transdisciplinar no IB PYP: O que é e por que importa?

Ensino Transdisciplinar no IB PYP: O que é e por que importa

Em um mundo marcado por desafios globais complexos — como mudanças climáticas, desigualdades sociais e avanços tecnológicos — ensinar por disciplinas isoladas já não basta. Os estudantes de hoje e de amanhã precisam desenvolver a capacidade de fazer conexões, pensar criticamente, colaborar e agir com propósito.

É nesse contexto que o ensino transdisciplinar se destaca como um caminho potente para formar aprendizes reflexivos, engajados e internacionalmente conscientes. No Programa de Anos Iniciais (PYP) do IB, o currículo é estruturado justamente para promover aprendizagens significativas, conectadas e relevantes, indo além dos limites tradicionais das disciplinas escolares.

O que é ensino transdisciplinar?

O ensino transdisciplinar no PYP acontece quando o foco da aprendizagem está em grandes ideias que transcendem áreas do conhecimento, permitindo que os alunos façam conexões entre o que aprendem e o mundo real. Isso não significa apenas trabalhar várias disciplinas ao mesmo tempo, mas sim integrá-las em torno de questões e contextos que importam para os estudantes.

Essa abordagem promove:

  • A compreensão profunda e duradoura;
  • O pensamento crítico e criativo;
  • A aprendizagem com propósito e agência;
  • O engajamento com problemas reais e relevantes.

Os Temas Transdisciplinares: agora com novos descritores

O currículo do PYP é estruturado em torno de seis Temas Transdisciplinares, que exploram questões de relevância global e pessoal. Em 2024, o IB atualizou os descritores desses temas, tornando-os mais inclusivos, contemporâneos e alinhados aos desafios atuais. Essa atualização convida os educadores a planejarem com mais intencionalidade e sensibilidade cultural, refletindo melhor as realidades e vozes dos alunos.

Aqui estão os novos descritores:

1. Quem somos

Uma investigação sobre:

  • a natureza do eu
  • crenças e valores
  • saúde física, mental, social e espiritual
  • relações humanas
  • o que significa ser humano

2. Onde estamos no tempo e no espaço

Uma investigação sobre:

  • orientação no tempo e no espaço
  • histórias pessoais
  • jornadas
  • descobertas e trocas
  • a relação e a interconexão de indivíduos e civilizações

3. Como nos expressamos

Uma investigação sobre:

  • as formas como descobrimos e expressamos ideias, sentimentos, natureza, cultura, crenças e valores
  • como refletimos, estendemos e apreciamos a criatividade humana

4. Como o mundo funciona

Uma investigação sobre:

  • o mundo natural e suas leis
  • a interação entre o mundo natural e as sociedades humanas
  • como os humanos usam sua compreensão científica
  • o impacto do avanço científico e tecnológico

5. Como nos organizamos

Uma investigação sobre:

  • a interconexão dos sistemas criados pelos humanos
  • a estrutura e a função das organizações
  • tomada de decisões
  • atividade econômica e seu impacto na humanidade e no meio ambiente

6. Compartilhando o planeta

Uma investigação sobre:

  • acesso e uso dos recursos naturais
  • comunidades e as relações entre elas
  • equidade e paz
  • direitos e responsabilidades
  • ações em prol da sustentabilidade e justiça

Planejar transdisciplinarmente: por onde começar?

Cada unidade de investigação no PYP parte de um desses temas e é orientada por uma ideia central — uma afirmação profunda e transferível que guia a aprendizagem. A partir dessa ideia, os professores selecionam os conceitos especificados (specified concepts) — anteriormente chamados de “conceitos-chave” — que representam ideias poderosas em cada disciplina, escolhidas com base em seu potencial de gerar entendimento duradouro.

Essa mudança de nome e abordagem reforça a importância de pensar a partir da intencionalidade disciplinar, mesmo dentro de um currículo transdisciplinar. Agora, cada área do conhecimento tem seus próprios conceitos definidos, que contribuem de forma única para o desenvolvimento da unidade e para a construção do pensamento conceitual dos alunos.


🔎 No próximo post da série: vamos explorar mais a fundo os specified concepts: o que são, como selecioná-los e como orientam a aprendizagem nas unidades de investigação do PYP.

📩 E você? Como tem vivenciado o ensino transdisciplinar em sua prática? Compartilhe nos comentários ou envie sua dúvida. Este espaço é feito para diálogos com propósito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar

🌱 Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar O International Baccalaureate (IB) anunciou recentemente uma série de atualizações importantes no Programa de Anos Primários (PYP), com o objetivo de tornar o currículo mais coeso, intencional e centrado no desenvolvimento contínuo do aluno. As mudanças foram divulgadas oficialmente em abril de 2025 e trazem implicações diretas para o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação nas escolas IB. A educadora e formadora de professores Isha Mehta publicou uma análise detalhada que ajuda a compreender o escopo e o impacto dessas transformações. A seguir, compartilho um resumo dessas atualizações e indico fontes confiáveis para quem deseja aprofundar o estudo. 🧭 Principais mudanças no PYP 1. Guias Específicos por Matéria (lançados em 17 de abril de 2025) Os novos guias substituem os antigos documentos de “Scope and Sequence” e trazem uma estrutura unificada para todas as disciplinas, incluindo: Visão geral da mat...

Cultivando o Perfil de Aluno do IB: Desenvolvendo habilidades essenciais no PYP, MYP e DP

  “As habilidades que preparam os alunos para a vida são construídas desde cedo.” — World Economic Forum Vivemos em uma era onde a complexidade dos desafios globais exige muito mais do que conhecimento acadêmico. Pensamento crítico, colaboração, criatividade e responsabilidade são competências essenciais para a formação de cidadãos ativos e conscientes. Com essa missão, o International Baccalaureate (IB) criou o Learner Profile — um conjunto de 10 atributos que, mais do que moldar estudantes bem-sucedidos, forma seres humanos íntegros, curiosos e comprometidos com o mundo ao seu redor. Neste artigo, vamos explorar como desenvolver de forma prática o IB Learner Profile em três segmentos da educação IB : o PYP (Programa de Anos Iniciais), o MYP (Programa de Anos Intermediários) e o DP (Diploma Programme). Você encontrará exemplos, ideias aplicáveis em sala de aula e reflexões para educadores em todas as etapas. O que é o IB Learner Profile? O IB Learner Profile descreve 1...

As marcas do tempo que a maternidade deixou em mim

Será que envelhecemos mais depois que viramos mães? Há alguns dias, estava olhando meu arquivo de fotos digitais, que vai de 2006 pra cá. Foi então que percebi o quanto envelheci em 7 anos — acho que mais do que nos 15 anos anteriores... Já me disseram que envelhecemos mais rápido depois que nascem os filhos. Será que é isso? Descobertas, novas experiências, noites sem dormir, preocupações e emoções potencializadas a toda hora. Em um único dia podemos sentir medo, frustração, alegria, amor, carinho, culpa, expectativa, impotência, orgulho, saudade, dar gargalhadas, chorar, sentir raiva... Esses sentimentos se entrelaçam e se revezam a cada momento. Hoje tenho rugas que não tinha, estou mais gorda do que estava, tenho mais estrias, mais celulite, mais dores de cabeça e até gastrite! Todos os dias vou dormir exausta. Na maioria das noites, durmo antes das minhas filhas — enquanto tento fazê-las dormir. Ser mãe é, ao mesmo tempo, a coisa mais natural e maravilhosa do ...