Ensino Transdisciplinar no IB PYP: O que é e por que importa
Em um mundo marcado por desafios globais complexos — como mudanças climáticas, desigualdades sociais e avanços tecnológicos — ensinar por disciplinas isoladas já não basta. Os estudantes de hoje e de amanhã precisam desenvolver a capacidade de fazer conexões, pensar criticamente, colaborar e agir com propósito.
É nesse contexto que o ensino transdisciplinar se destaca como um caminho potente para formar aprendizes reflexivos, engajados e internacionalmente conscientes. No Programa de Anos Iniciais (PYP) do IB, o currículo é estruturado justamente para promover aprendizagens significativas, conectadas e relevantes, indo além dos limites tradicionais das disciplinas escolares.
O que é ensino transdisciplinar?
O ensino transdisciplinar no PYP acontece quando o foco da aprendizagem está em grandes ideias que transcendem áreas do conhecimento, permitindo que os alunos façam conexões entre o que aprendem e o mundo real. Isso não significa apenas trabalhar várias disciplinas ao mesmo tempo, mas sim integrá-las em torno de questões e contextos que importam para os estudantes.
Essa abordagem promove:
- A compreensão profunda e duradoura;
- O pensamento crítico e criativo;
- A aprendizagem com propósito e agência;
- O engajamento com problemas reais e relevantes.
Os Temas Transdisciplinares: agora com novos descritores
O currículo do PYP é estruturado em torno de seis Temas Transdisciplinares, que exploram questões de relevância global e pessoal. Em 2024, o IB atualizou os descritores desses temas, tornando-os mais inclusivos, contemporâneos e alinhados aos desafios atuais. Essa atualização convida os educadores a planejarem com mais intencionalidade e sensibilidade cultural, refletindo melhor as realidades e vozes dos alunos.
Aqui estão os novos descritores:
1. Quem somos
Uma investigação sobre:
- a natureza do eu
- crenças e valores
- saúde física, mental, social e espiritual
- relações humanas
- o que significa ser humano
2. Onde estamos no tempo e no espaço
Uma investigação sobre:
- orientação no tempo e no espaço
- histórias pessoais
- jornadas
- descobertas e trocas
- a relação e a interconexão de indivíduos e civilizações
3. Como nos expressamos
Uma investigação sobre:
- as formas como descobrimos e expressamos ideias, sentimentos, natureza, cultura, crenças e valores
- como refletimos, estendemos e apreciamos a criatividade humana
4. Como o mundo funciona
Uma investigação sobre:
- o mundo natural e suas leis
- a interação entre o mundo natural e as sociedades humanas
- como os humanos usam sua compreensão científica
- o impacto do avanço científico e tecnológico
5. Como nos organizamos
Uma investigação sobre:
- a interconexão dos sistemas criados pelos humanos
- a estrutura e a função das organizações
- tomada de decisões
- atividade econômica e seu impacto na humanidade e no meio ambiente
6. Compartilhando o planeta
Uma investigação sobre:
- acesso e uso dos recursos naturais
- comunidades e as relações entre elas
- equidade e paz
- direitos e responsabilidades
- ações em prol da sustentabilidade e justiça
Planejar transdisciplinarmente: por onde começar?
Cada unidade de investigação no PYP parte de um desses temas e é orientada por uma ideia central — uma afirmação profunda e transferível que guia a aprendizagem. A partir dessa ideia, os professores selecionam os conceitos especificados (specified concepts) — anteriormente chamados de “conceitos-chave” — que representam ideias poderosas em cada disciplina, escolhidas com base em seu potencial de gerar entendimento duradouro.
Essa mudança de nome e abordagem reforça a importância de pensar a partir da intencionalidade disciplinar, mesmo dentro de um currículo transdisciplinar. Agora, cada área do conhecimento tem seus próprios conceitos definidos, que contribuem de forma única para o desenvolvimento da unidade e para a construção do pensamento conceitual dos alunos.
🔎 No próximo post da série: vamos explorar mais a fundo os specified concepts: o que são, como selecioná-los e como orientam a aprendizagem nas unidades de investigação do PYP.
📩 E você? Como tem vivenciado o ensino transdisciplinar em sua prática? Compartilhe nos comentários ou envie sua dúvida. Este espaço é feito para diálogos com propósito.
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