Pular para o conteúdo principal

Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar

🌱 Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar

O International Baccalaureate (IB) anunciou recentemente uma série de atualizações importantes no Programa de Anos Primários (PYP), com o objetivo de tornar o currículo mais coeso, intencional e centrado no desenvolvimento contínuo do aluno. As mudanças foram divulgadas oficialmente em abril de 2025 e trazem implicações diretas para o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação nas escolas IB.

A educadora e formadora de professores Isha Mehta publicou uma análise detalhada que ajuda a compreender o escopo e o impacto dessas transformações. A seguir, compartilho um resumo dessas atualizações e indico fontes confiáveis para quem deseja aprofundar o estudo.

🧭 Principais mudanças no PYP

1. Guias Específicos por Matéria (lançados em 17 de abril de 2025)

Os novos guias substituem os antigos documentos de “Scope and Sequence” e trazem uma estrutura unificada para todas as disciplinas, incluindo:

  • Visão geral da matéria
  • Seção de conceitos com perguntas baseadas em investigação
  • Conexões com o continuum do IB
  • Ênfase clara em aprendizagem transdisciplinar
  • Integração das abordagens de aprendizagem e da agência do aluno

Isha Mehta destaca que essa nova organização dos guias coloca os professores como cocriadores do currículo, oferecendo mais clareza e flexibilidade para planejar unidades alinhadas com os princípios do PYP.

2. Progressões de Aprendizagem em Investigação (lançadas em 22 de abril de 2025)

Essas progressões descrevem com mais precisão como as habilidades de investigação se desenvolvem ao longo do tempo e apoiam o ensino intencional dessas habilidades. Segundo Isha:

  • Elas tornam visível o desenvolvimento de um investigador eficaz
  • Incentivam o pensamento crítico e reflexivo em todos os níveis
  • Ajudam os educadores a equilibrar práticas cognitivas simples e complexas

Isso reforça o compromisso do IB com uma educação que desenvolve a metacognição e a autorregulação do estudante desde os primeiros anos.

3. Atualizações no Framework para os Anos Iniciais

O documento que orienta a prática pedagógica com crianças pequenas também foi revisado. As novas diretrizes:

  • Reconhecem os alunos como agentes ativos e competentes
  • Reforçam o papel do brincar simbólico e da exploração
  • Valorizam a construção da identidade, da curiosidade e da comunicação

Essas mudanças refletem uma compreensão mais profunda do desenvolvimento infantil e reforçam a importância da agência do aluno desde os primeiros anos.

4. Reformulação dos Conceitos

Os conceitos-chave continuam sendo os sete já conhecidos (forma, função, causalidade, mudança, conexão, perspectiva e responsabilidade), mas o IB agora faz uma distinção clara entre:

  • Conceitos específicos (transdisciplinares, permanentes)
  • Conceitos adicionais (disciplinares, contextualizados)

Essa distinção facilita o aprofundamento conceitual sem perder a visão transdisciplinar, promovendo maior coerência entre as áreas de conhecimento.

🔍 Onde encontrar mais informações

  • 📂 MyIB > Programme Resource Centre – acesso completo aos novos guias e documentos oficiais.
  • 📖 Análise completa de Isha Mehta no LinkedInLeia aqui
  • 🧩 Artigo da Toddle com resumo visualLeia aqui

✨ Reflexão Final

As atualizações do PYP refletem uma evolução importante do programa, que se reafirma como uma proposta educacional alinhada com os desafios do século XXI. Ao oferecer mais clareza, estrutura e coerência, o IB convida escolas e educadores a fortalecerem ainda mais a intencionalidade de suas práticas.

É hora de repensar nossos planejamentos, refinar nossas perguntas investigativas e continuar promovendo aprendizagens que fazem sentido.

Vamos seguir aprendendo, ensinando e amando – com propósito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cultivando o Perfil de Aluno do IB: Desenvolvendo habilidades essenciais no PYP, MYP e DP

  “As habilidades que preparam os alunos para a vida são construídas desde cedo.” — World Economic Forum Vivemos em uma era onde a complexidade dos desafios globais exige muito mais do que conhecimento acadêmico. Pensamento crítico, colaboração, criatividade e responsabilidade são competências essenciais para a formação de cidadãos ativos e conscientes. Com essa missão, o International Baccalaureate (IB) criou o Learner Profile — um conjunto de 10 atributos que, mais do que moldar estudantes bem-sucedidos, forma seres humanos íntegros, curiosos e comprometidos com o mundo ao seu redor. Neste artigo, vamos explorar como desenvolver de forma prática o IB Learner Profile em três segmentos da educação IB : o PYP (Programa de Anos Iniciais), o MYP (Programa de Anos Intermediários) e o DP (Diploma Programme). Você encontrará exemplos, ideias aplicáveis em sala de aula e reflexões para educadores em todas as etapas. O que é o IB Learner Profile? O IB Learner Profile descreve 1...

As marcas do tempo que a maternidade deixou em mim

Será que envelhecemos mais depois que viramos mães? Há alguns dias, estava olhando meu arquivo de fotos digitais, que vai de 2006 pra cá. Foi então que percebi o quanto envelheci em 7 anos — acho que mais do que nos 15 anos anteriores... Já me disseram que envelhecemos mais rápido depois que nascem os filhos. Será que é isso? Descobertas, novas experiências, noites sem dormir, preocupações e emoções potencializadas a toda hora. Em um único dia podemos sentir medo, frustração, alegria, amor, carinho, culpa, expectativa, impotência, orgulho, saudade, dar gargalhadas, chorar, sentir raiva... Esses sentimentos se entrelaçam e se revezam a cada momento. Hoje tenho rugas que não tinha, estou mais gorda do que estava, tenho mais estrias, mais celulite, mais dores de cabeça e até gastrite! Todos os dias vou dormir exausta. Na maioria das noites, durmo antes das minhas filhas — enquanto tento fazê-las dormir. Ser mãe é, ao mesmo tempo, a coisa mais natural e maravilhosa do ...