Pular para o conteúdo principal

Mais clareza, mais propósito: refletindo sobre as mudanças do PYP 2025


Mais clareza, mais propósito: refletindo sobre as mudanças do PYP 2025

Antes de tudo, vale lembrar: este post reflete o meu entendimento sobre as atualizações no Programa de Anos Primários (PYP) do IB. Para acessar as informações oficiais e completas, o melhor recurso é a plataforma My IB.

O PYP passará por mudanças significativas a partir de 2025. Essas atualizações têm como objetivo trazer mais clareza e propósito à prática pedagógica, com novos documentos, estrutura mais coesa e ferramentas para apoiar o desenvolvimento de habilidades e conceitos ao longo dos anos iniciais.


1. Nova organização das disciplinas

A antiga estrutura chamada Scope and Sequence será substituída por dois novos documentos:

  • Subject Continuums: mostram o que os alunos devem saber, compreender e ser capazes de fazer em cada uma das seis disciplinas do PYP.

  • Subject Overviews: fornecem uma visão geral das disciplinas, com orientações conceituais, sugestões de ação e conexões com a comunidade escolar.

Esses documentos seguem uma nova organização por strands (eixos temáticos) e phases (fases de desenvolvimento), em vez de séries/anos. Isso oferece mais flexibilidade e uma abordagem por níveis de abstração conceitual.


2. Compreensões conceituais e resultados de aprendizagem

Nos continuums, foram incluídas duas novas seções muito relevantes:

  • Compreensões conceituais específicas por fase: apresentam o desenvolvimento do pensamento dos alunos em cada etapa.

  • Resultados de aprendizagem (learning outcomes): focados em habilidades práticas, indicando o que os alunos realmente farão em cada área disciplinar.

Esses documentos são opcionais para as escolas, que podem continuar utilizando currículos nacionais ou locais. No entanto, eles foram criados para apoiar o planejamento intencional e aprofundar a compreensão dos conceitos ao longo do percurso escolar.


3. Visões gerais das disciplinas

As subject overviews foram destacadas como documentos autônomos, facilitando o acesso às ideias principais de cada disciplina. Nelas encontramos:

  • Descrições atualizadas dos conceitos especificados (Forma, Função, Causa, Mudança, Conexão, Perspectiva e Responsabilidade) contextualizadas em cada área do conhecimento;

  • Exemplos de ação conectados a cada disciplina;

  • Formas de envolver a comunidade escolar na aprendizagem.

Esses materiais fortalecem o currículo transdisciplinar e abrem novas possibilidades de articulação entre escola, alunos e comunidade.


4. Progressões de aprendizagem da investigação

Outra novidade importante é a introdução das Inquiry Learning Progressions. Elas reconhecem que a investigação é a principal abordagem de ensino e aprendizagem no PYP, e agora está estruturada em quatro habilidades-chave:

  • Explorar

  • Construir significado

  • Colaborar

  • Agir

Cada habilidade possui estágios de desenvolvimento com indicadores bem definidos. Isso ajuda professores a planejarem experiências alinhadas ao crescimento progressivo das competências investigativas dos alunos.


Reflexão final

Essas mudanças representam uma evolução consistente e intencional do currículo PYP. Ao promoverem mais clareza nos documentos e propósito nas ações pedagógicas, elas reforçam o compromisso com a aprendizagem profunda, significativa e alinhada ao perfil do aluno IB.

Se você atua em uma escola IB, recomendo reservar um tempo para explorar os novos documentos no My IB e discutir com sua equipe como essas ferramentas podem apoiar o planejamento colaborativo e o desenvolvimento de unidades de investigação mais eficazes.

Mais clareza. Mais propósito. Mais possibilidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar

🌱 Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar O International Baccalaureate (IB) anunciou recentemente uma série de atualizações importantes no Programa de Anos Primários (PYP), com o objetivo de tornar o currículo mais coeso, intencional e centrado no desenvolvimento contínuo do aluno. As mudanças foram divulgadas oficialmente em abril de 2025 e trazem implicações diretas para o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação nas escolas IB. A educadora e formadora de professores Isha Mehta publicou uma análise detalhada que ajuda a compreender o escopo e o impacto dessas transformações. A seguir, compartilho um resumo dessas atualizações e indico fontes confiáveis para quem deseja aprofundar o estudo. 🧭 Principais mudanças no PYP 1. Guias Específicos por Matéria (lançados em 17 de abril de 2025) Os novos guias substituem os antigos documentos de “Scope and Sequence” e trazem uma estrutura unificada para todas as disciplinas, incluindo: Visão geral da mat...

Cultivando o Perfil de Aluno do IB: Desenvolvendo habilidades essenciais no PYP, MYP e DP

  “As habilidades que preparam os alunos para a vida são construídas desde cedo.” — World Economic Forum Vivemos em uma era onde a complexidade dos desafios globais exige muito mais do que conhecimento acadêmico. Pensamento crítico, colaboração, criatividade e responsabilidade são competências essenciais para a formação de cidadãos ativos e conscientes. Com essa missão, o International Baccalaureate (IB) criou o Learner Profile — um conjunto de 10 atributos que, mais do que moldar estudantes bem-sucedidos, forma seres humanos íntegros, curiosos e comprometidos com o mundo ao seu redor. Neste artigo, vamos explorar como desenvolver de forma prática o IB Learner Profile em três segmentos da educação IB : o PYP (Programa de Anos Iniciais), o MYP (Programa de Anos Intermediários) e o DP (Diploma Programme). Você encontrará exemplos, ideias aplicáveis em sala de aula e reflexões para educadores em todas as etapas. O que é o IB Learner Profile? O IB Learner Profile descreve 1...

As marcas do tempo que a maternidade deixou em mim

Será que envelhecemos mais depois que viramos mães? Há alguns dias, estava olhando meu arquivo de fotos digitais, que vai de 2006 pra cá. Foi então que percebi o quanto envelheci em 7 anos — acho que mais do que nos 15 anos anteriores... Já me disseram que envelhecemos mais rápido depois que nascem os filhos. Será que é isso? Descobertas, novas experiências, noites sem dormir, preocupações e emoções potencializadas a toda hora. Em um único dia podemos sentir medo, frustração, alegria, amor, carinho, culpa, expectativa, impotência, orgulho, saudade, dar gargalhadas, chorar, sentir raiva... Esses sentimentos se entrelaçam e se revezam a cada momento. Hoje tenho rugas que não tinha, estou mais gorda do que estava, tenho mais estrias, mais celulite, mais dores de cabeça e até gastrite! Todos os dias vou dormir exausta. Na maioria das noites, durmo antes das minhas filhas — enquanto tento fazê-las dormir. Ser mãe é, ao mesmo tempo, a coisa mais natural e maravilhosa do ...