Pular para o conteúdo principal

Uma nova fase, o mesmo compromisso: educar, aprender e compartilhar

🌍 Uma nova fase, o mesmo compromisso: educar, aprender e compartilhar

Depois de um longo tempo sem publicações, retorno a este espaço com um novo propósito — amadurecido pela experiência, pelas mudanças da vida e pelas transformações da educação ao longo dos anos.

Quando iniciei este blog, ele nasceu como um espaço pessoal, quase terapêutico. Um diário de ideias, inquietações e descobertas. Mas com o tempo — e com as vivências que a prática educativa nos proporciona — ele passou a se configurar como algo maior: um espaço de diálogo, formação e fortalecimento profissional para educadores, especialmente os que atuam ou se interessam pela educação internacional.


🌱 Um blog com propósito

Este espaço agora tem um foco claro: conectar experiências pedagógicas significativas à filosofia da educação internacional promovida pelo IB (International Baccalaureate), em especial no contexto das escolas brasileiras. Quero contribuir para a construção de uma rede de professores e coordenadores que acreditam na força da colaboração, na centralidade do aluno e na potência da aprendizagem ao longo da vida.

“A tarefa do educador moderno não é cortar florestas, mas irrigar desertos.”
– C.S. Lewis

Aqui, espero oferecer conteúdos que sejam mais do que informativos — que sejam encorajadores, reflexivos e transformadores. Meu objetivo é que cada postagem traga ideias úteis, provocações relevantes e, sobretudo, um sentimento de pertencimento a quem ensina com intenção.


🤝 Um convite ao diálogo e à construção coletiva

Acredito profundamente que educadores também são aprendizes. E que, como tal, precisamos de espaços para partilhar saberes, experiências e dilemas — com empatia, abertura e respeito.

Neste blog, você encontrará:

  • Reflexões sobre práticas pedagógicas intencionais;

  • Conexões entre o currículo nacional e o Programa de Anos Iniciais do IB (PYP);

  • Discussões sobre avaliação, feedback, cultura de sala de aula, agência do aluno, desenvolvimento integral e internacionalismo;

  • Recomendações de livros, artigos e autores que inspiram práticas mais humanas e significativas.

Um dos livros que inspiram essa nova fase é "The Courage to Teach" de Parker J. Palmer, que nos lembra que ensinar é um ato profundamente pessoal e relacional, que exige autenticidade, coragem e escuta. Trazer esse olhar para o centro da prática é um dos pilares do meu trabalho.


✨ Vamos juntos?

Se você é professor, coordenador, formador ou simplesmente alguém interessado por educação com propósito, este espaço é para você. Espero que cada leitura traga não apenas informação, mas também inspiração. Que desperte conversas, reflexões e conexões.

Estamos todos aprendendo. E é aprendendo juntos que podemos transformar.

Seja muito bem-vindo(a) de volta. 🌟

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar

🌱 Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar O International Baccalaureate (IB) anunciou recentemente uma série de atualizações importantes no Programa de Anos Primários (PYP), com o objetivo de tornar o currículo mais coeso, intencional e centrado no desenvolvimento contínuo do aluno. As mudanças foram divulgadas oficialmente em abril de 2025 e trazem implicações diretas para o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação nas escolas IB. A educadora e formadora de professores Isha Mehta publicou uma análise detalhada que ajuda a compreender o escopo e o impacto dessas transformações. A seguir, compartilho um resumo dessas atualizações e indico fontes confiáveis para quem deseja aprofundar o estudo. 🧭 Principais mudanças no PYP 1. Guias Específicos por Matéria (lançados em 17 de abril de 2025) Os novos guias substituem os antigos documentos de “Scope and Sequence” e trazem uma estrutura unificada para todas as disciplinas, incluindo: Visão geral da mat...

Cultivando o Perfil de Aluno do IB: Desenvolvendo habilidades essenciais no PYP, MYP e DP

  “As habilidades que preparam os alunos para a vida são construídas desde cedo.” — World Economic Forum Vivemos em uma era onde a complexidade dos desafios globais exige muito mais do que conhecimento acadêmico. Pensamento crítico, colaboração, criatividade e responsabilidade são competências essenciais para a formação de cidadãos ativos e conscientes. Com essa missão, o International Baccalaureate (IB) criou o Learner Profile — um conjunto de 10 atributos que, mais do que moldar estudantes bem-sucedidos, forma seres humanos íntegros, curiosos e comprometidos com o mundo ao seu redor. Neste artigo, vamos explorar como desenvolver de forma prática o IB Learner Profile em três segmentos da educação IB : o PYP (Programa de Anos Iniciais), o MYP (Programa de Anos Intermediários) e o DP (Diploma Programme). Você encontrará exemplos, ideias aplicáveis em sala de aula e reflexões para educadores em todas as etapas. O que é o IB Learner Profile? O IB Learner Profile descreve 1...

As marcas do tempo que a maternidade deixou em mim

Será que envelhecemos mais depois que viramos mães? Há alguns dias, estava olhando meu arquivo de fotos digitais, que vai de 2006 pra cá. Foi então que percebi o quanto envelheci em 7 anos — acho que mais do que nos 15 anos anteriores... Já me disseram que envelhecemos mais rápido depois que nascem os filhos. Será que é isso? Descobertas, novas experiências, noites sem dormir, preocupações e emoções potencializadas a toda hora. Em um único dia podemos sentir medo, frustração, alegria, amor, carinho, culpa, expectativa, impotência, orgulho, saudade, dar gargalhadas, chorar, sentir raiva... Esses sentimentos se entrelaçam e se revezam a cada momento. Hoje tenho rugas que não tinha, estou mais gorda do que estava, tenho mais estrias, mais celulite, mais dores de cabeça e até gastrite! Todos os dias vou dormir exausta. Na maioria das noites, durmo antes das minhas filhas — enquanto tento fazê-las dormir. Ser mãe é, ao mesmo tempo, a coisa mais natural e maravilhosa do ...