🌍 Uma nova fase, o mesmo compromisso: educar, aprender e compartilhar
Depois de um longo tempo sem publicações, retorno a este espaço com um novo propósito — amadurecido pela experiência, pelas mudanças da vida e pelas transformações da educação ao longo dos anos.
Quando iniciei este blog, ele nasceu como um espaço pessoal, quase terapêutico. Um diário de ideias, inquietações e descobertas. Mas com o tempo — e com as vivências que a prática educativa nos proporciona — ele passou a se configurar como algo maior: um espaço de diálogo, formação e fortalecimento profissional para educadores, especialmente os que atuam ou se interessam pela educação internacional.
🌱 Um blog com propósito
Este espaço agora tem um foco claro: conectar experiências pedagógicas significativas à filosofia da educação internacional promovida pelo IB (International Baccalaureate), em especial no contexto das escolas brasileiras. Quero contribuir para a construção de uma rede de professores e coordenadores que acreditam na força da colaboração, na centralidade do aluno e na potência da aprendizagem ao longo da vida.
“A tarefa do educador moderno não é cortar florestas, mas irrigar desertos.”
– C.S. Lewis
Aqui, espero oferecer conteúdos que sejam mais do que informativos — que sejam encorajadores, reflexivos e transformadores. Meu objetivo é que cada postagem traga ideias úteis, provocações relevantes e, sobretudo, um sentimento de pertencimento a quem ensina com intenção.
🤝 Um convite ao diálogo e à construção coletiva
Acredito profundamente que educadores também são aprendizes. E que, como tal, precisamos de espaços para partilhar saberes, experiências e dilemas — com empatia, abertura e respeito.
Neste blog, você encontrará:
-
Reflexões sobre práticas pedagógicas intencionais;
-
Conexões entre o currículo nacional e o Programa de Anos Iniciais do IB (PYP);
-
Discussões sobre avaliação, feedback, cultura de sala de aula, agência do aluno, desenvolvimento integral e internacionalismo;
-
Recomendações de livros, artigos e autores que inspiram práticas mais humanas e significativas.
Um dos livros que inspiram essa nova fase é "The Courage to Teach" de Parker J. Palmer, que nos lembra que ensinar é um ato profundamente pessoal e relacional, que exige autenticidade, coragem e escuta. Trazer esse olhar para o centro da prática é um dos pilares do meu trabalho.
✨ Vamos juntos?
Se você é professor, coordenador, formador ou simplesmente alguém interessado por educação com propósito, este espaço é para você. Espero que cada leitura traga não apenas informação, mas também inspiração. Que desperte conversas, reflexões e conexões.
Estamos todos aprendendo. E é aprendendo juntos que podemos transformar.
Seja muito bem-vindo(a) de volta. 🌟
Comentários
Postar um comentário