Pular para o conteúdo principal

“Our Humanity, Connected”: Reflexões sobre as Conferências Globais do IB 2025

"Nossa humanidade, conectada" é o Tema Central das Conferências Globais do IB 2025.

Este ano o International Baccalaureate (IB) trouxe à tona uma reflexão profunda e necessária sobre o papel da educação no mundo atual, marcado por rápidas transformações tecnológicas, desafios globais e, acima de tudo, pela crescente necessidade de manter nossa humanidade conectada. O tema escolhido para as conferências globais de 2025 foi “Our Humanity, Connected”, um convite para pensarmos em como a educação pode continuar a cultivar empatia, compreensão intercultural e uma cidadania global sólida, mesmo em um mundo cada vez mais digital e interconectado.

A escolha desse tema reflete a visão do IB sobre a educação como uma ponte que conecta pessoas de diferentes culturas, regiões e contextos, promovendo uma aprendizagem que não apenas prepara os alunos para o mercado de trabalho, mas também para serem cidadãos responsáveis e compassivos no mundo.

As conferências de 2025 ocorreram em Singapura, Nova Orleans e, em outubro, será realizada em Haia, reunindo educadores, líderes acadêmicos e especialistas de todo o mundo para discutir e refletir sobre os desafios e as oportunidades que a educação deve abraçar para garantir uma humanidade conectada de forma significativa.


Conferências Regionais: Singapura e Nova Orleans

Singapura - Março 2025

A primeira conferência de 2025 foi realizada em Singapura, com 1.600 educadores de toda a região Ásia-Pacífico participando de palestras, workshops e discussões sobre o papel da empatia e da inovação no ensino global. Os participantes discutiram como a educação pode ser um poder transformador, cultivando a compreensão intercultural em uma era digital.


O Dr. Olli-Pekka Heinonen, Diretor Geral do IB, destacou que o IB possui uma superpotência chamada "entendimento intercultural e respeito". Ele reforçou que, ao longo dos últimos anos, o IB tem se dedicado a fortalecer a empatia e as relações humanas nas salas de aula, elementos essenciais para o desenvolvimento de cidadãos globais, capazes de promover mudanças em suas comunidades e além.


Nova Orleans - Julho 2025

Em Nova Orleans, cerca de 1.500 educadores se reuniram para discutir a importância da cidadania global no século XXI. A conferência focou em temas como empatia, inovação tecnológica e bem-estar, tanto de professores quanto de alunos, considerando a necessidade de conectar as pessoas por meio da educação em um mundo que está em constante mudança.

Entre os principais palestrantes estavam Pedro Noguera, especialista em equidade educacional, e Gloria Mark, pesquisadora sobre bem-estar digital e atenção. Eles discutiram como a tecnologia deve ser usada de forma ética e consciente, sem perder o foco no bem-estar humano e no desenvolvimento emocional dos alunos.


Haia - Outubro 2025: Expectativas Finais

A conferência de Haia, programada para outubro de 2025, encerrará as discussões globais sobre o tema “Our Humanity, Connected”. Essa etapa reunirá líderes educacionais e especialistas de toda a Europa, discutindo como a educação pode ser um instrumento de conexão humana, inovação e transformação social. Em especial, espera-se um foco nos desafios enfrentados pelas escolas públicas em várias partes do mundo e na sustentabilidade de práticas educativas que promovam equidade e acessibilidade.


Reflexões e Pontos de Discussão

O tema central da conferência, “Our Humanity, Connected”, pode ser visto como uma resposta ao momento que vivemos, onde a tecnologia e os desafios globais parecem muitas vezes desconectar as pessoas umas das outras, gerando uma sensação de isolamento e até de fragmentação social. Porém, como vimos nas conferências em Singapura e Nova Orleans, o IB propõe um modelo educacional humanizado, baseado na empatia, no entendimento intercultural e no compromisso com a justiça social.


1. Empatia e Cidadania Global

Em um mundo cada vez mais digital, a educação precisa ir além do ensino de habilidades técnicas e deve incluir o desenvolvimento de atributos humanos como a empatia, a responsabilidade e o compromisso com o bem-estar coletivo. A ideia é formar não apenas profissionais qualificados, mas cidadãos globais com uma mentalidade aberta e dispostos a colaborar para enfrentar desafios globais.


2. Tecnologia e Inovação Responsável

O uso de tecnologia nas salas de aula deve ser equilibrado e guiado por princípios éticos. A tecnologia, por si só, não é um mal — ela pode, e deve, ser uma ferramenta para conectar as pessoas e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Porém, sua utilização precisa ser responsável e orientada por uma reflexão sobre os impactos sociais e emocionais da digitalização.


3. Bem-Estar e Inovação no Ensino

A conferência também trouxe à tona a importância de cuidar dos educadores e de oferecer suporte emocional a todos os membros da comunidade escolar. A discussão sobre o bem-estar docente e o desenvolvimento emocional dos alunos tornou-se central, considerando os desafios da pandemia e da transformação digital. Em várias partes do mundo, a sobrecarga de trabalho e a falta de suporte emocional são temas urgentes a serem abordados na prática pedagógica.


4. Conexão Prática com Ação Social

O IB tem promovido uma conexão muito além da sala de aula. Projetos como o “Stepping Up for the Kids”, realizado em Nova Orleans, exemplificam como a educação deve impactar diretamente a sociedade. Ao fomentar a ação comunitária, o IB reforça que as escolas são espaços onde os alunos devem aprender não apenas conteúdo acadêmico, mas também a agir com responsabilidade e se engajar com os problemas sociais reais.


Conclusão: O Impacto do Tema “Our Humanity, Connected”

O tema “Our Humanity, Connected” não é apenas uma reflexão sobre como a educação deve ser conduzida nos próximos anos, mas também um chamado à ação. O IB nos convida a pensar globalmente e agir localmente, criando redes de apoio e colaboração entre escolas, comunidades e governos.

Em um mundo que, muitas vezes, se vê dividido e desconectado, o IB oferece uma proposta ousada e necessária: conectar nossas humanidade, valores e práticas pedagógicas para criar um futuro mais justo, equitativo e sustentável. As conferências de 2025 são uma oportunidade única para educadores e líderes se reunirem, compartilharem suas ideias e se comprometerem a construir juntos uma educação que valorize a humanidade acima de tudo.

O que você acha do tema “Our Humanity, Connected”? Como sua escola está se conectando com esses valores? Compartilhe sua opinião nos comentários! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar

🌱 Atualizações do PYP 2025: O que muda e como se preparar O International Baccalaureate (IB) anunciou recentemente uma série de atualizações importantes no Programa de Anos Primários (PYP), com o objetivo de tornar o currículo mais coeso, intencional e centrado no desenvolvimento contínuo do aluno. As mudanças foram divulgadas oficialmente em abril de 2025 e trazem implicações diretas para o planejamento, a prática pedagógica e a avaliação nas escolas IB. A educadora e formadora de professores Isha Mehta publicou uma análise detalhada que ajuda a compreender o escopo e o impacto dessas transformações. A seguir, compartilho um resumo dessas atualizações e indico fontes confiáveis para quem deseja aprofundar o estudo. 🧭 Principais mudanças no PYP 1. Guias Específicos por Matéria (lançados em 17 de abril de 2025) Os novos guias substituem os antigos documentos de “Scope and Sequence” e trazem uma estrutura unificada para todas as disciplinas, incluindo: Visão geral da mat...

Cultivando o Perfil de Aluno do IB: Desenvolvendo habilidades essenciais no PYP, MYP e DP

  “As habilidades que preparam os alunos para a vida são construídas desde cedo.” — World Economic Forum Vivemos em uma era onde a complexidade dos desafios globais exige muito mais do que conhecimento acadêmico. Pensamento crítico, colaboração, criatividade e responsabilidade são competências essenciais para a formação de cidadãos ativos e conscientes. Com essa missão, o International Baccalaureate (IB) criou o Learner Profile — um conjunto de 10 atributos que, mais do que moldar estudantes bem-sucedidos, forma seres humanos íntegros, curiosos e comprometidos com o mundo ao seu redor. Neste artigo, vamos explorar como desenvolver de forma prática o IB Learner Profile em três segmentos da educação IB : o PYP (Programa de Anos Iniciais), o MYP (Programa de Anos Intermediários) e o DP (Diploma Programme). Você encontrará exemplos, ideias aplicáveis em sala de aula e reflexões para educadores em todas as etapas. O que é o IB Learner Profile? O IB Learner Profile descreve 1...

As marcas do tempo que a maternidade deixou em mim

Será que envelhecemos mais depois que viramos mães? Há alguns dias, estava olhando meu arquivo de fotos digitais, que vai de 2006 pra cá. Foi então que percebi o quanto envelheci em 7 anos — acho que mais do que nos 15 anos anteriores... Já me disseram que envelhecemos mais rápido depois que nascem os filhos. Será que é isso? Descobertas, novas experiências, noites sem dormir, preocupações e emoções potencializadas a toda hora. Em um único dia podemos sentir medo, frustração, alegria, amor, carinho, culpa, expectativa, impotência, orgulho, saudade, dar gargalhadas, chorar, sentir raiva... Esses sentimentos se entrelaçam e se revezam a cada momento. Hoje tenho rugas que não tinha, estou mais gorda do que estava, tenho mais estrias, mais celulite, mais dores de cabeça e até gastrite! Todos os dias vou dormir exausta. Na maioria das noites, durmo antes das minhas filhas — enquanto tento fazê-las dormir. Ser mãe é, ao mesmo tempo, a coisa mais natural e maravilhosa do ...